Brasileiro é um dos povos que mais comem carne no planeta

O povo brasileiro é uma dos que mais consomem proteína animal do planeta, ao considerar os três principais tipos de carne: suínos, frangos e bovinos. Um levantamento realizado por Oestemostra que o consumo per capita local está entre os quatro maiores do mundo.

A pesquisa cruzou os dados do Banco Mundial sobre a população de cada país com as informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sobre a produção dessas mesmas nações. Os resultados mostram que o agronegócio brasileiro destina quase 100 kg de carne por habitante para o mercado interno.

O número deixa o Brasil abaixo apenas de Estados Unidos, Austrália e Argentina — os três maiores consumidores, em ordem decrescente. Para os norte-americanos, a disponibilidade interna é de 120 kg por ano. E a dos australianos e dos argentinos é de 116 kg e 102 kg, respectivamente.

Desse modo, o resultado do Brasil superou o de populações de lugares desenvolvidos. Entre eles, Canadá (90 kg), Coreia do Sul (80 kg), União Europeia (77 kg), Reino Unido (76 kg) e Singapura (68 kg). Além disso, a média nacional corresponde a quase três vezes a mundial (pouco menos de 35 Kg).

O agronegócio brasileiro e a produção de carne

A manutenção da oferta ao mercado interno do Brasil em níveis elevados ocorre graças aos criadores locais. Atualmente, o agronegócio do país é o quarto maior produtor de proteína animal no planeta — e o principal exportador desse tipo de alimento no mundo.

Brasil recorde carne frango Gripe aviária
Carne de frango é lidera o consumo nacional | Foto: Reprodução/Sindiavipar

Em 2023, o Brasil exportou 9 milhões de toneladas de proteína animal. Nesse mesmo ano, o agronegócio brasileiro produziu 30 milhões de toneladas de carne — somando suínos, frangos e bovinos. Apenas União Europeia, Estados Unidos e China tiveram produções maiores — 78 milhões de toneladas, 45 milhões de toneladas e 39 milhões de toneladas, respectivamente.

Proteína mais consumida no Brasil

Na mesa do brasileiro, a carne de frango é a mais consumida, segundo o USDASão 47 kg por habitante por ano — quase metade da dieta da população do país. Na sequência, aparecem os bovinos (37 kg), seguido dos suínos — média per capita anual de 15 kg.

Compartilhar

Fale agora com a Inforboi
e comece sua negociação

Fale agora com a Inforboi e comece sua negociação